github.com/dadosjusbr/alba/ui
go get github.com/dadosjusbr/alba/ui

github.com/dadosjusbr/alba/ui

Sistema para escalonamento e orquestração de execuções, visando a automatização de processos do DadosJusBR

by dadosjusbr

v0.0.0-20200929202638-2470aa1a8038 (see all)License:MIT
go get github.com/dadosjusbr/alba/ui
Readme

Build Status codecov.io Go Report Card GoDoc

Alba

Sistema de Orquestração de Execuções DadosJusBR

Sistema para orquestração e escalonamento de execuções, visando a automatização de processos do DadosJusBR. A função principal da ferramenta é gerenciar o processo de libertação contínua de dados de remuneração do sistema de justiça brasileiro, que inclui as etapas de:

  • Coleta: Etapa responsável por encontrar, fazer o download dos arquivos e consolidar/traduzir as informações para um formato único do DadosJusBr. Cada coletor é responsável por um determinado órgão e recebe como parâmetro um mês/ano e o identificador do órgão
  • Validação: Responsável por fazer validações nos dados de acordo a cada contexto;
  • Empacotamento: Responsável por padronizar os dados no formato de datapackages;
  • Armazenamento: Responsável por armazenar os dados extraídos, além de versionar também os artefatos baixados e gerados durante a coleta;

Esse projeto é financiado na modalidade de Flash Grants pela Shuttleworth Foundation, a quem agradecemos muito pelo suporte e incentivo.


Configuração do ambiente

1 - Variável de ambiente para o MongoDB

Após realizar o git clone do projeto é necessário exportar a variável de ambiente para o servidor de banco de dados MongoDB:

export MONGODB=mongodb://<usuario>:<senha>@<ip-do-servidor>:<porta>

É interessante fazer isso de forma permanente para que a informação não seja perdida toda vez que precisar reiniciar o computador. Se o seu sistema é Ubuntu, uma forma de fazer isso é editando o arquivo ~/.profile e depois reiniciando o computador ou executando source ~/.profile.

  • No caso de querer utilizar a versão do Mongo instalada na sua máquina o passo 2 não é necessário e a variável de ambiente deve ser montada de acordo com o usuário, senha, e porta configurados na hora da instalação, passando localhost como <ip-do-servidor>.

  • Se preferir utilizar o servidor Mongo configurado no arquivo docker-composer.yml é só usar export MONGODB=mongodb://root:example@localhost:28017

2 - Levantar o container do banco de dados executando:

Para levantar o container do banco de dados execute:

docker-compose up -d

É possível visualizar as informações persisitidas no banco de dados através do terminal ou utilizando a ferramenta Mongo Compass Community. Uma vez utilizando servidor Mongo configurado no docker-composer.yml, ao abrir a ferramenta deve-se utilizar como porta 28017 e selecionar o modo de autenticação Username / Password, onde Username é root e Password é example.

GitHub Stars

11

LAST COMMIT

8mos ago

MAINTAINERS

0

CONTRIBUTORS

5

OPEN ISSUES

4

OPEN PRs

1
VersionTagPublished
v0.0.0-20200929202638-2470aa1a8038
2yrs ago
No alternatives found
No tutorials found
Add a tutorial